PROGRAMA NOVAS DE PAZ
De segunda à sexta | das 22:00 às 23:00. Acesse www.bezerrosfm.com.br.
Ore, divulgue e participe!

quarta-feira, 6 de junho de 2012


TEMA: O JOVEM CRISTÃO E OS PRAZERES
retirado do blog pr.Elis clementino

TEMA: O JOVEM CRISTÃO E OS PRAZERES
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.” (Ec 11.9,10).

Introdução
O ser humano vive em busca de tudo aquilo que lhe causa prazer, felicidade ou satisfação, mas vale ressaltar que a busca por esse prazer deve ser bem conduzida e ajuizada. Uma vida mal administrada pode lhe custar amargura, solidão, e desespero na velhice. O vigor da juventude pode vir a ser um grande obstáculo para a vida cotidiana e espiritual. A vida deve ser vivida de maneira arguciosa, e seu potencial a disposição de Deus, não desperdiçando em atividades aleatórias de forma que os seus hábitos se tornem ruins e insensíveis a voz de Deus. (Ec 12.1).

1. Verdades que os jovens precisam saber
1.1. Observar a palavra de Deus (Sl 119.9);
1.2. Certeza da prestação de conta a Deus (Ec 11.9);
1.3. Autocontrole (Lm 3.27; Gl 5.13);
1.4. Ter cuidado com o poder da influência pessoal (I Tm 4.12);
1.5. Seriedade (Tt 2.6,7);
1.6. Saber que a força moral é superior a física (Pv 20.29;I Jo 2.13,14).

2. Os pecados da juventude resultam:
2.1. Herança triste (Jó 13.26);
2.2. Enfermidade e morte (Jó 20.11);
2.3. Memórias amargas (Sl 25.7; Ec 11.9);
2.4. Vergonha e arrependimento (Jr 3.25, 30).

3. Relacionamentos
3.1. Familiar, os filhos devem ter afeto aos pais, obedecê-los e cumprir os seus deveres (Pv 1.8; 6.20; 7.1; 23.22; Ef 6.1; Cl 3.20; Ex 20.12; 27.16).

3.2. Interpessoal, selecionar boas amizades:
3.2.1 Más Associações
a) Apostasia (1 Rs 11:2).
b) Corrompimento (1 Cor 15:33).
c) A ira divina (2 Cr 19:2; Ed 9:14).
d) Vergonha dos pais (Pv 28:7).
e) Miséria e sofrimentos (Nr 33:55; Ex 23.33; Sl 106. 34-36).
f) Morte (Jz 16.30)

3.2.2. Profissional
O relacionamento profissional é imprescindível na vida do homem, pois através deles adquirimos conhecimentos, oportunidades e, sobretudo a “amizade” e companherismo.

3.2.3. Amoroso deve acontecer de forma natural, reconhecendo o seu estimado valor, ou seja, não pode ser banalizado. O namoro cristão deve ser compatível com os padrões divino, envolvendo a santidade entre ambos. Hoje no vocabulário de muitos jovens não se namora, usa-se um flerte, um namoro ligeiro e sem compromisso, isso acontece frequentemente entre jovens e adolescentes, muitos buscam o sexo sem compromisso, sem que haja um senso de responsabilidade. Infelizmente a mídia promove o sexo como se fosse uma mercadoria, “tudo” gira em torno do sexo, nas embalagens, nos outdoors, no turismo, tem-se o sexo como objeto de atração como se todo o sucesso de um país, uma cidade, um bairro girasse em torno dele. Entretanto existem coisas mais preciosas na vida, o sexo é apenas um complemento.

4. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação exacerbada com o sexo, uma vez que se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais. A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro. Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo, que é apenas uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada. 

Considerações Finais
O jovem cristão deve compreender a sexualidade de forma concisa, sem, contudo, levar como ponto de partida o sexo, e entender que o relacionamento amoroso cristão é diferente, pois implica cumprir todas as etapas (namoro, noivado e casamento), à luz da palavra de Deus. A sexualidade é importante, porém o sexo deve ser experimentado no tempo certo, caso contrário, o jovem sofrerá as devidas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário