PROGRAMA NOVAS DE PAZ
De segunda à sexta | das 22:00 às 23:00. Acesse www.bezerrosfm.com.br.
Ore, divulgue e participe!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TRÊS MARCAS DE UM MATADOR DE GIGANTE

INTRODUÇÃO: Ser um matador de gigante é ser alguém disposto a lutar para derrubar um grande inimigo. Todos concordam que para se derrubar um grande inimigo é preciso ter: coragem, ousadia, força, habilidade e inteligência. Mas além dessas há outras três qualidades que são indispensáveis. Elas precisam estar na nossa vida hoje, ou terão que ser desenvolvidas. Vejamos cada uma delas:
I – UM MATADOR DE GIGANTE É ALGUEM CURADO DE ALMA – (V.28-33; 41,44) É preciso se ter coragem, ousadia e determinação para deixar Deus trabalhar em sua vida purificando sua alma de todas as coisas que não agrada o coração de Deus e mudar o seu caráter, dando-lhe uma nova vida, novo posicionamento. Vemos em Davi que ele era alguém curado de alma, porque ele teve uma atitude positiva diante de situações que muitos não aguentariam, tais como:
Os traços de coragem, ousadia e determinação.
a) Rejeição: O profeta Samuel foi visitar a família de Davi e Jessé ao chamar seus filhos diante da presença do Profeta Samuel desconsiderou/desprezou a presença de Davi. (1Sm 16:4-12). Você já vivenciou este tipo de situação? Como foi sua reação? Ficou triste ou nem ligou?
b) Crítica: Os irmãos o criticaram duramente. (v.28).
c) Incredulidade: O rei Saul não acreditou nele (v.33).
d) Desprezo: Golias zombou dele, minimizou o que ele era (V.42-44).
Somente uma pessoa curada de alma poderia persistir em lutar depois de ouvir todas as palavras de desestímulo que ele ouviu. Se você quer ser um matador de Gigante, você precisa ser também uma pessoa curada de alma, senão o diabo paralisa sua vida. Algumas coisas que você não pode ser:
Atente-se para alguns comportamentos que devem ser evitados: Ser sensível a crítica; demonstrar falta de confiança; insensibilidade ao confronto e evitar ser crítica, negativa ou acusadora com as pessoas de difícil afinidade.
II – UM MATADOR DE GIGANTES AGUENTA PRESSÃO - (V.32) Observe quantas pressões Davi teve que suportar até derrubar Golias:
- A pressão da agressividade: Golias agredia com palavras de insulto.
- A pressão da reputação do gigante: Ele é O guerreiro, O campeão dos Filisteus – I Sm 17:4-11.
- A pressão das ameaças que o Gigante fazia: “Eu vou te matar”.
- A pressão de pessoas que nos abandonam: Davi ficou sozinho na hora do confronto.
- A pressão de situações que nunca enfrentamos antes: Davi já tinha enfrentado um leão e um urso. Mas nunca tinha enfrentado um gigante. Muitos diante da pressão reagem negativamente: Tem gente que na pressão quer dormir e se isolar de todos; outros ficam o dia inteiro vendo TV, outros comem sem parar, alguns ficam com insônia, outros fazem a loucura de sair para gastar dinheiro. Mas Davi, cercado de pressão por todos os lados, suportou e não desistiu de lutar. Mas, lembre-se - você foi chamado para ser coluna na casa de Deus. Veja Ap 3:12 - E a principal função da coluna é agüentar a pressão de todo edifício! Por isso, a Bíblia diz que quem vencer aqui será coluna no Reino de Jesus. Quem agüenta a pressão hoje já é coluna aqui, e será coluna também naquele dia. Portanto, se você está passando por pressão agüente firme e confie em Deus.

III – UM MATADOR DE GIGANTE LUTA DE OLHO NA RECOMPENSA - (V.25-27) Davi pediu que os soldados repetissem para ele qual era a recompensa várias vezes. É lógico que ele não gostou de ver o nome do Senhor sendo afrontado. Mas ele foi muito motivado pela recompensa. O rei iria fazer três coisas para o homem que matasse Golias:
- Daria riquezas;
- Daria a mão da sua filha em casamento.
- Livraria ele e a casa do seu pai de todos os impostos.
Em toda a Bíblia existe uma recompensa para aqueles que matam gigantes. Deus promete recompensar aqueles que se tornam vencedores. Davi recebeu a recompensa que o rei prometeu e uma que o rei não tinha prometido: Que foi o trono de Israel. Isso mostra, que a recompensa que nós recebemos das mãos do Senhor é muito maior do que na verdade nós a almejamos. Portanto, vamos nos levantar hoje, e como guerreiros desse exército vamos aclamar o nome do Senhor. Vamos cortar a cabeça do gigante, remover a afronta e declarar que toda terra saberá que há Deus em israel.
Em nossas casas existem muitos gigantes para serem derrotados. Só quem possui as marcas de um matador de gigantes é que vai conseguir derrotá-los e com isso irá glorificar o nome do Senhor. Para nos ajudar devemos tomar para nós as palavras que Deus disse em Js 1:9 “Lembre-se da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
PROFESSOR ROBERTO EM 09/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário